Como utilizar um alambique para bagaço?
Antes de utilizar o seu alambique, recomendamos que proceda a uma destilação com água para limpar quaisquer impurezas deixadas durante o fabrico do alambique.
A destilação inicia-se com a colocação de água e de bagaço na caldeira. A proporção de água utilizada varia consoante a humidade do bagaço (a água deve ser colocada sempre antes do bagaço em quantidade de 10 a 15% do bagaço colocado). Deve-se ter o cuidado para que o bagaço não fique em contacto directo com o fundo do alambique. Deve-se utilizar um crivo de separação, colocado no fundo da caldeira. No passado usava-se colocar uma camada de palha de trigo ou de milho para a mesma finalidade.
A seguir coloca-se, o capacete ou capitel sobre a caldeira e acende-se o fogo na fornalha.
Vedar o capacete com uma massa de farinha e água. A chama deve ser mais intensa no início, até ao destilado começar a sair no condensador (depósito com serpentina).
O condensador (depósito com serpentina) deve ter sempre água corrente e a mais fria possível.
A aguardente deve correr pelo bico de papagaio que tem um pesador para ver a graduação alcoólica
Nota: Os alambiques utilizados na produção de óleos essenciais não devem ser usados para destilar bebidas alcoólicas, o cobre ficará impregnado com os óleos, podendo contaminar a bebida que poderá ficar imprópria para consumo.
Rendimento do bagaço (Aguardente Bagaceira)
De um modo geral 100Kg de uva originam entre 70 a 75litros de mosto e 25 a 30Kg de resíduos da fermentação, também denominado Bagaço. O rendimento médio do bagaço, considerando o destilado (aguardente9 A 50ºGL, é de aproximadamente 10 litros por cada 100Kg de bagaço.
O rendimento é variável em função do tipo de bagaço e do seu teor alcoolico. Considera-se, na prática, que a partir de 100 kgs de bagaço seja possível extrair tantos litros aguardente a 50°GL, quanto tenha sido o grau alcoólico do vinho obtido a partir daquela uva.