• Mai232016

    Licenciamento de Destilarias de Medronho

    A Aguardente de Medronho de Monchique é um produto que prima pela sua elevada qualidade e que faz parte da identidade deste território, constituindo a sua produção uma actividade tradicional que importa apoiar e dinamizar, procurando novos mercados e apostando na sua diferenciação e certificação.
    Tratando-se de um produto muito valorizado e procurado, o licenciamento das adegas já existentes ou a criação de novas destilarias, constitui uma oportunidade para quem já se dedica a esta actividade e para todos aqueles que queiram apostar na valorização de uma actividade e de um saber tradicional que tem todas as potencialidades para gerar rendimento e potenciar o desenvolvimento económico do concelho.

    Ler mais
    Albino Vieira, Filhos
  • Mai232016

    Cataplanas – Instruções de uso

    As cataplanas de cobre são envernizadas exteriormente para não perder o brilho.
    Se tenciona utilizar as suas cataplanas como artigos decorativos, deve deixar ficar a camada de verniz protector. Basta então limpar-lhes o pó ou passá-las com um pano macio e húmido para que recuperem o brilho.
    Se as suas cataplanas forem destinadas a ir ao calor ou à chama, é necessário tirar o verniz antes da primeira utilização. Isto pode fazer-se de duas maneiras:

    Ler mais
    Albino Vieira, Filhos
  • Mai232016

    Como utilizar um alambique para óleo de essência?

    Coloca-se água na caldeira (+/- metade) e depois encaixa-se o eixo no suporte, enche-se a coluna de produto (Lavanda, Folhas de eucalipto, Alecrim, Anis, Camomila, etc.) e deixa-se bem compactado – também pode colocar algum produto junto com a água.
    Monta-se o alambique e começa-se a aquecer para efectuar a destilação do óleo de essência.
    Deve estar água sempre a correr junto da serpentina.

    Ler mais
    Albino Vieira, Filhos
  • Mai202016

    Como utilizar um alambique para aguardente de fruta?

    O medronheiro é um arbusto ou pequena árvore de folha persistente.

    Os frutos são uma baga redonda e verrugosa com aproximadamente 3 cm de diâmetro. Os seus frutos surgem nos raminhos verdes dando cor à árvore, uma vez que nascem amarelos e progressivamente vão tornando-se vermelhos.

    Ler mais
    Albino Vieira, Filhos
  • Mai202016

    Como utilizar um alambique para bagaço?

    Antes de utilizar o seu alambique, recomendamos que proceda a uma destilação com água para limpar quaisquer impurezas deixadas durante o fabrico do alambique.

    A destilação inicia-se com a colocação de água e de bagaço na caldeira. A proporção de água utilizada varia consoante a humidade do bagaço (a água deve ser colocada sempre antes do bagaço em quantidade de 10 a 15% do bagaço colocado). Deve-se ter o cuidado para que o bagaço não fique em contacto directo com o fundo do alambique. Deve-se utilizar um crivo de separação, colocado no fundo da caldeira. No passado usava-se colocar uma camada de palha de trigo ou de milho para a mesma finalidade.

    Ler mais
    Albino Vieira, Filhos
  • Jan272014

    Albino Vieira, Filhos no Jornal “PÚBLICO”

    Publicada em 27-01-2014 no jornal PÚBLICO, no Suplemento ” Empresas e Empresários” Mais de 100 anos de arte e tradição no cobre…

    Ler mais
    Albino Vieira, Filhos